5 vantagens da terceirização para a sua empresa

Em poucas palavras, a terceirização é o processo de usar serviços de terceiros para delegar determinadas atividades ou funções da empresa. Antigamente, essa estratégia era limitada a grandes corporações multinacionais. Atualmente, porém, empresas de todos os tamanhos podem desfrutar dos benefícios dela. O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), listou cinco benefícios que a terceirização oferece para todos os tipos de empresa. Confira a seguir:





1. Concentre-se no seu core business com a terceirização

Esse é a primeira das vantagens da terceirização. É mais eficiente dedicar seu tempo fazendo aquilo que você tem expertise. Se você é um gestor de frotas, deve criar rotas estratégicas; se você opera o chão de fábrica, deve se concentrar na produção.

Há muitas atividades que talvez não sejam adequadas às suas habilidades, como gerenciar suas finanças, prestar atendimento ao cliente ou administrar os recursos humanos.

O acúmulo de atividades que não são o foco do negócio pode prejudicar o crescimento da receita. Ao terceirizar as tarefas diárias de back-office, o proprietário de uma empresa tem mais tempo para se concentrar nas ações que permitam maior geração de renda.

Terceirizar atividades que não fazem parte dos seus processos principais de negócios é, em geral, mais econômico. Dessa maneira, você economizará recursos, evitará problemas e gastará sua energia trabalhando na estratégia e no planejamento de longo prazo da sua atividade-fim.

2. Menos custos trabalhistas e despesas gerais

A contratação e o treinamento são caros, especialmente para projetos curtos. Ao terceirizar, você converte custos fixos de mão de obra em custos variáveis, o que significa que paga apenas pelos serviços que consome. Isso oferece uma flexibilidade que não existe com funcionários internos.

Outra vantagem da terceirização é que ela permite que você adapte seu consumo de serviço às suas necessidades. Assim, é possível dimensionar seus custos quando os negócios aumentam ou diminuem de velocidade.

A terceirização permitirá ainda que operações com demandas sazonais ou cíclicas tragam recursos adicionais quando você precisar e os liberem quando terminar. Por exemplo, você provavelmente não precisa de um contador interno em tempo integral.

É um trabalho importante, que não pode ser ignorado, mas talvez sua empresa não tenha tarefas suficientes para justificar um salário em tempo integral. Ao terceirizar sua contabilidade, você paga apenas pelo serviço que consome, mas mantém a confiabilidade de um funcionário dedicado.

3. Controle do fluxo de caixa

Como vimos, quando você terceiriza, converte um custo fixo (um salário em tempo integral) em variável (um serviço que você precisa). E isso libera seu fluxo de caixa para investimentos em outras partes do seu negócio.

Você pode canalizar esse montante para melhorar seus produtos ou executar estratégias de marketing. Isso é especialmente útil nos estágios iniciais de novos projetos, como o lançamento de um produto ou a entrada em um negócio vertical.

Se você tem algum investidor ou planeja incorporar algum no futuro, possuir um fluxo de caixa para investir em atividades geradoras de receita alavancará novos investimentos. Afinal, uma empresa que não está sobrecarregada por custos fixos pesados ​​tende a ser mais flexível para se adaptar a novas ideias ou condições de mercado.

Além disso, a terceirização dispensa investimento em algumas tecnologias ou infraestrutura personalizada. Por exemplo, trabalhando com um estúdio de design terceirizado, você não precisa comprar seu próprio equipamento de fotografia ou software de edição de vídeo. Essas são atribuições do contratante. Isso facilita muito a concorrência de uma pequena empresa.
4. Acesso a novos recursos

A contratação de um novo membro para a equipe geralmente exige recrutamento e treinamento dispendiosos. Afinal, você precisa ensinar a ele seus processos e fluxos de trabalho. Quando você terceiriza suas funções comerciais, o provedor dos serviços assume esses custos.

O contratante é responsável por fornecer profissionais com conhecimento e experiência especializados e por quaisquer licenças ou credenciamentos exigidos pelo trabalho. Ao se concentrar em sua especialidade, os terceirizados ficam a par das mudanças e tendências do setor, aprendem novas técnicas e desenvolvem constantemente suas habilidades.

Além disso, os terceirizados têm acesso a habilidades e ferramentas que você pode não precisar hoje, mas que precisará algum dia. Se eles não contam com ninguém na equipe que pode resolver seu problema, provavelmente têm acesso a uma rede de especialistas com habilidades complementares à qual podem recorrer.
 
5. Risco gerenciado

A rotatividade de funcionários é prejudicial para a empresa. Quando um profissional sai, o valor investido em contratação e treinamento também é perdido. Na hora errada, a rotatividade pode prejudicar suas operações, causando problemas dispendiosos.

A terceirização cria um nível de consistência nos seus negócios. Se o seu gerente de Recursos Humanos sair da empresa em um momento crítico, você terá que se esforçar para preencher a vaga, fazer o trabalho sozinho ou simplesmente deixar de fazê-lo.

Mas se você terceirizasse essa função, suas operações continuariam, sem interrupção ou risco. Você pode confiar nas tarefas a serem concluídas no prazo e dentro do orçamento.


Grupo LC Serviços Terceirizados

O Grupo Let´s Clean, no qual pertence a LC Terceirização, é uma empresa que oferece serviços terceirizados nas áreas de limpeza, portaria, vigilância, recepção entre outros. A matriz está sediada em Curitiba e atende toda a região metropolitana.




No ano de 2021 abriu sua 1° filial em Santa Catarina na cidade de Joinville e atende toda a região.

As operações do dia a dia, como limpeza, portaria, motorista ou recepção, são partes importantes da sua empresa que podem ser gerenciadas por uma empresa terceirizada, que atenda às necessidades de forma rápida, inteligente e com alta qualidade. Não queremos apenas clientes, mas sim parceiros de negócio valorizando e respeitando cada cliente, fornecedor e colaborador.


Queremos ser reconhecidos como uma empresa rápida nas decisões, de fácil acesso aos gestores e com proximidade ao cliente. Acreditamos que o respeito ao ser humano é a ferramenta principal para o crescimento profissional, financeiro e humano.

"Cuide do seu negócio, nós cuidamos do seu dia a dia".

0 Comentários